Dados Socioeconômicos do Município de Ibimirim/PE | |
---|---|
Gentílico | Ibimiriense |
Área de Unidade Territorial | 1.906,437 km² |
População Estimada | 29.235 Habitantes |
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM | 0,552 |
PIB per capita | R$ 8.828,99 |
Fonte: Wikipédia/IBGE |
Ibimirim é um município do estado de Pernambuco, no Brasil. Possui dois distritos: Ibimirim (sede) e Moxotó, e os povoados de Jeritacó, Poço da Cruz, Agrovilas, Campos, Lagoa da Areia e Puiú.
O município de Ibimirim foi desmembrado de Inajá e elevado à categoria de município autônomo em 20 de dezembro de 1963 pela Lei Estadual nº 4.956.
Administrativamente, o município é composto pelo Distrito de Moxotó e formado pelos Povoados de: Jeritacó, Poço do Boi, Campos, Lagoa da Areia, Puiu, Agrovilas: I, III, IV, V e VIII e Comunidades Indígenas: Kambiwá e Kapinawá que difundem sua cultura marcada pelo rico artesanato, costumes e rituais. temporários e vegetação xerófila.
Com uma população estimada segundo o IBGE 2016 em 28.985 hab. Com 2.032 Km², está distante a 339 km do Recife.
O município tem na economia grande potencial com a AGRICULTURA FAMILIAR, com a produção de Melancia, Milho, Milho Verde, Feijão, Tomate, Banana, Pimentão, Mamão, entre outras. A CAPRINOCULTURA com a Raça Moxotó para o Corte e Leite. A APICULTURA com a produção para o consumo interno e exportação. A PSICULTURA com a criação no Açude Poço da Cruz, e produção em Tanque e Rede e Escavado nas áreas de Sitios da região dos Campos e do Distrito do Moxotó, sendo utilizado o Peixe para consumo interno.
O ARTESANATO o município se destaca através da produção de Arte Sacra com esculturas de Santos em Madeira, além da produção do artesanato de Palha das Comunidades Indígenas;
O Parque Nacional do Vale do Catimbau está inserido na maior área no Município de Ibimirim, com suas belezas inexploradas, destacando cavernas e trilhas, a rica fauna e flora, além das serras e lagos com águas doces salgadas no Puiú.
Registrar que em Ibimirim está localizada a maior bacia de água subterrânea do Estado, a “Bacia do jatobá” que abastece os municípios de Arcoverde e Sertânia.
Por tudo isso, a cidade de Ibimirim que completará 54 anos de Emancipação Política no dia 20 de dezembro, se destaca como um grande potencial em desenvolvimento sustentável, com a hospitalidade dos seus moradores.
Ibimirim é um eldorado que a cada dia torna-se visível para o mundo, como diz um trecho do hino:
“… Ibimirim és trabalho e esperança
Uma terra abençoada pelo senhor
De mãos dadas com amor e confiança
Ao desafio venceremos com fervor…”
Localiza-se a uma latitude 08º32’26” sul e a uma longitude 37º41’25” oeste, estando a uma altitude de 401 metros.
Possui uma área de 1 901,5 km² e está distante 339 km do Recife.
Em 2000, sua população era de 24 340 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
No Censo Demográfico de 2010, constatou-se que Ibimirim possui 26 959 habitantes, sendo 13 336 do sexo masculino e 13 623 do sexo feminino. No mesmo censo, verificou-se que, dos 26 959 habitantes, 14 897 residem na área urbana e 12 062 na área rural. A estimativa da população em 2012, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é de 27 349 habitantes.
A cidade de Ibimirim apresenta uma forte tradição em esculturas de madeira. Por ser uma cidade extremamente religiosa, os detentores dessa arte se dedicam a criar santos de madeira. A fama dos santeiros, como são chamados na cidade, já percorreu o mundo, chegando aos limites do Vaticano, onde existe a presença da arte ibimiriense.
Assim como toda cidade de interior nordestino, Ibimirim possui uma tradição junina também muito forte. Esse é o mês mais esperado do ano pelos moradores da pacata cidade. É quando há 2 semanas de festa dedicada ao padroeiro da cidade, Santo Antônio. Nesse mês, a cidade recebe a visita de todos os seus emigrantes, parentes e amigos, que se reúnem para, talvez, o melhor momento do ano para os moradores. Ibimirim possui também grande fama na criação de bode, tendo uma deliciosa carne em seus restaurantes, reconhecida por muitos como a melhor carne assada de bode de todo o Brasil. Aos finais de semana, os moradores se reúnem para se divertirem enquanto comem essa deliciosa iguaria.